Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Brrr! (ou como o frio afeta o corpo humano)

foto vasco pinhol

Todas as línguas associam o frio à morte, enquanto o calor é associado à vida. Mas, afinal, o que é o frio e como é que ele “mexe” connosco? Sabe que a temperatura de equilíbrio num ser humano nu é 28º Celsius? (este artigo foi publicado originalmente na revista do Expresso de 29 de novembro de 2008)

Vasco Pinhol

Lá fora está tudo branco, chegar ao pé da janela é suficiente para tolher os movimentos, encolher os ombros num calafrio e afundar as mãos nos bolsos. O manto de neve que arredonda todos os sinais do homem e da Natureza estende-se até ao arrefecer do horizonte. Tudo parou.A nossa relação com o frio é fisiológica, universal e intensa.

Todas as línguas associam o calor à vida e à humanidade e guardam o frio para adjetivar a morte e a desumanidade. É um apto sinal da nossa mal disfarçada indexação à biologia, da qual não poderemos nunca escapar, como o mostram bem expressões como “o sangue quente que ferve nas veias” ou “um olhar frio, distante, letal”. Não há paisagem mais desoladora do que a descrita numa frase como “uma planície vasta, gélida, que tolhe até a imaginação”. Ou haverá?

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)