Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Saiba como mexeram no seu IRS de 2017

josé caria

O desconto que lhe fazem todos os meses por conta do imposto tem novas bitolas. As tabelas para as retenções na fonte do IRS foram atualizadas em 0,8%, enquanto as relativas à sobretaxa sofreram uma atualização de 1,305%

Sem surpresas, as novas tabelas de retenção na fonte de IRS de 2017 foram atualizadas em 0,8%. Já a taxa utilizada para as tabelas das retenções da sobretaxa é muito superior, cifrando-se nos 1,305%. Explicamos mais à frente a razão desta diferença.

Os despachos e as tabelas novas foram aprovadas ontem, quinta-feira, pelo Governo e ainda aguardam a publicação em Diário da República.

Para já detemo-nos na atualização de 0,8% dos escalões da retenção na fonte. Esta é a mesma taxa de inflação que o Executivo usou para definir os novos intervalos da tabela principal do IRS, no Orçamento do Estado para 2017. Este valor fica, porém, abaixo da previsão da inflação para este ano (1,5%).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)