Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Nacionalizar o Novo Banco: como e quanto custa? Ninguém sabe

JOSÉ CARLOS CARVALHO

O país discute a hipótese de nacionalização, ainda que temporária, do Novo Banco. Pequeno problema: ninguém sabe como é que isso se conseguiria fazer

A hipótese de nacionalizar o antigo BES foi colocada em cima da mesa com estrondo na semana passada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e está mesmo a ser levada a sério caso as negociações para a venda falharem.

Perante a dúvida sobre se a afirmação de Centeno terá sido apenas para pressionar os compradores ou se já está a negociar com Bruxelas esta solução, as Finanças nada dizem. É que, apesar de ter colocado a nacionalização na ordem do dia, o ministro disse que a venda é a prioridade e a nacionalização uma via de último recurso. E só pode ser, pois uma nacionalização teria de ser negociada com a Comissão Europeia e obrigaria a uma revisão do acordo com a Direção Geral da Concorrência, base do atual processo de venda.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)