Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

A mulher que ajudou a preparar a visita de ‘marajá’ Costa

EMBAIXADORA DA ÍNDIA. Nandini Singla é diplomata desde 1997

ALBERTO FRIAS

Chegou a Lisboa no verão passado. Chama-se Nandini Singla, é embaixadora da Índia em Portugal, e diz que a visita de seis dias que o primeiro-ministro português inicia esta sexta-feira ao seu país “é muito aguardada, e rica em substância e simbolismo”. O país de Nandini vê António Costa como o primeiro descendente de indianos a chefiar um governo europeu

É a mais nova de quatro irmãos, mas foi tratada pelos pais “em pé de igualdade” com os três rapazes mais velhos: “Na Índia, os pais estão a perceber que a melhor maneira de garantirem um bom futuro para as suas filhas é dar-lhes uma boa educação, possibilidades de estudar e viajar”, diz Nandini Singla, que apresentou credenciais como embaixadora da Índia em Lisboa em setembro do ano passado.

Um dos primeiros desafios de Nandini foi contribuir para a preparação da visita oficial de António Costa ao seu país: “A visita do primeiro-ministro de Portugal à Índia é importante e muito aguardada. É uma visita rica tanto na substância quanto no simbolismo. Estamos empenhados em forjar uma parceria moderna entre a Índia e Portugal, voltada para o futuro do século XXI, mas com base nos sólidos fundamentos dos nossos 500 anos de história e cultura partilhadas”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)