Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Onze privadas fecharam voluntariamente e uma à força por falta de alunos

REDUÇÃO. No início do século as instituições privadas contavam com mais de 110 mil alunos inscritos. Hoje são cerca de metade

José Caria

Governo teve de forçar um estabelecimento do ensin o superior a fechar. Há mais três instituições em risco. Encerramentos aconteceram nos últimos três anos

Isabel Leiria

Isabel Leiria

texto

Jornalista

Rita Isabel Pardal

infografia

Infografia

Entre 2014 e 2016, 12 escolas do ensino superior privado anunciaram o seu encerramento, sendo certo que mais uma fechará este ano. Entre estes 13 estabelecimentos, em apenas um caso a decisão foi imposta pelo Ministério da Educação. Todos os outros aconteceram de forma voluntária, permite concluir uma pesquisa nos avisos e despachos publicados em Diário da República.

Ainda que os diplomas não especifiquem os motivos do encerramento, a diminuição de alunos que atingiu o sector privado, sobretudo nos anos da crise, é a principal causa para a redução do número de instituições, que vivem sobretudo à custa das receitas originadas pelas propinas.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)