Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Sabe mesmo quanto ganha? Sabe mesmo, mesmo? Olhe que talvez não

getty

Ao longo dos anos, tenho-me apercebido que são poucas as pessoas que sabem exatamente ao cêntimo qual é o salário que recebem mensalmente. É estranho porque todos os meses cai na conta e, com a exceção de quem ganha comissões ou recebe bónus mensais, esse valor é sempre o mesmo

Pedro Andersson/SIC

Normalmente, sabemos que ganhamos mais ou menos “x”, que é o valor que guardamos de memória do tempo em que negociámos o ordenado ou de algum momento marcante mais recente em que fixámos um valor.

Se não acredita, faça o teste: tente dizer de cabeça o valor do seu ordenado com o valor exato das dezenas de euros. E a seguir compare com o valor real que recebeu no mês passado. Talvez tenha uma surpresa (agradável ou desagradável). O mesmo em relação a um casal. É muito comum o outro “achar” que sabe quanto dinheiro entra em casa todos os meses e por vezes tomam decisões de compra pensando que dá e afinal não é bem assim. Ambos sabem qual é o orçamento exato dos rendimentos mensais do agregado?

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)