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STCP. Uma geringonça à moda do Porto

PROCURA EM QUEDA. No Porto, os autocarros da STCP continuam a perder passageiros. No primeiro semestre de 2016, transportaram menos 955 mil e a receita voltou a cair

rui duarte silva

António Costa assinou hoje a transferência de gestão da sociedade de transportes para seis municípios da Área Metropolitana do Porto. O modelo é complexo e flexível, com uma dose de precariedade, respeitando o espírito geringonça

É um modelo experimental e inovador, com o seu quê de geringonça. Mas, autarcas, ministros e passageiros esperam que funcione. De que falamos? Do contrato de gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) que nos próximos sete anos passa a ser gerida pelos seis municípios servidos pela sua rede de autocarros.

A transição é um momento marcante, como se verifica pela pompa que rodeou a cerimónia que decorreu ao fim da tarde desta segunda-feira e na escolha do local onde se realizou - o Palácio da Bolsa, no Porto. António Costa, o primeiro ministro, fez questão de acentuar com a sua presença e assinatura o caráter memorável do ato.

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