Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Viagem Porto-Lisboa de carro vai pagar mais 35 cêntimos

AUTOESTRADAS As entradas em Lisboa e no Porto escapam à atualização das portagens. Na rede Brisa o aumento médio é de 0,86% pra todas as classes de veículos.

FOTO JOÃO CARLOS SANTOS

Um em cada cinco troços de autoestrada regista, a partir de janeiro, uma atualização de preço. Os automobilistas vão pagar mais 5 cêntimos para atravessar as pontes sobre o Tejo ou o túnel do Marão

Nas portagens, a tradição ainda é o que era. Muda o ano, os preços sobem. Mas, em 2017 a maioria dos troços escapam, sobretudo para os condutores de ligeiros, que beneficiam dos favores dos arredondamentos nos cálculos dos preços - 90% do tráfego nas autoestradas é de carros ligeiros.

Em média, só uma em cada cinco das tarifas cobradas será agravada. O mercado nacional de portagens conta com 1160 tarifas distintas, que resultam de 290 troços portajados, por onde circulam quatro tipos de veículos (a Brisa lida com um quinto preço para motos com via verde).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)