Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

As 8 soluções para o problema da falta de água no curso dos Comandos

Treino antes da Instrução de Tiro durante o último curso 127 dos Comandos

Tiago Miranda

O problema da água, ou da falta dela, no curso dos Comandos foi dissecado pelo Expresso no relatório da Inspeção Técnica Extraordinária do Exército. Dois militares morreram em setembro, vítimas de um golpe de calor

Hugo Franco

Hugo Franco

Jornalista

O racionamento de água parece ter os dias contados nos próximos cursos de Comandos. Pelo menos é o que aconselha a equipa “inspetiva multidisciplinar” que durante dois meses realizou a Inspeção Técnica Extraordinária ao Curso de Comandos, a pedido do Exército. Estes especialistas deram como exemplo alguns grupos de militares norte-americanos que chegaram a beber 15 litros de água por dia “para repor as suas necessidades hídricas”, algo diferente do “mínimo diário obrigatório de 5 litros de água” para cada um dos 67 instruendos do curso 127 durante o primeiro dia da Prova Zero, realizada no início de setembro.


A inspeção — que durou dois meses e decorreu paralelamente à outra investigação interna do Exército e à do Ministério Público/PJ Militar — defende que “a hidratação é um ponto vital” neste tipo de cursos, uma vez que em condições extremas e em esforço máximo, um instruendo pode perder até três litros por hora. “Estas perdas hídricas têm necessariamente de ser repostas, sob o risco de provocar um quadro de desidratação, com todas as consequências orgânicas, nomeadamente de lesão renal, que poderão evoluir até uma falência multiorgânica e à morte”, ressalva o relatório a que o Expresso teve acesso. Em Alcochete, numa tarde com temperaturas a ultrapassaram os 40 graus Celsius, os jovens militares Hugo Abreu e Dylan Silva desmaiaram e morreram, vítimas de um golpe de calor.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)