Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

A freguesia mais multicultural de Portugal: o caldeirão de Arroios, onde cabem pessoas de 79 nacionalidades

nuno botelho

A californiana Abeth veio ensinar inglês e acabou por abrir uma escola de danças vintage americanas. O “afro-ribatejano” Nelson e o italiano Paolo juntaram-se para criar os Irmãos Makossa e levar o afrobeat a todo o lado. Tazmine, de Madagáscar, e Baddru, do Paquistão, conheceram-se em Paris e gerem um supermercado indiano junto ao Intendente. As arquitetas Elisa e Valentina apostam noutros sabores: criaram a associação Mani in Pasta, para honrar as receitas tradicionais de Itália. No caldeirão de Arroios (Lisboa), a freguesia mais multicultural do país, cabem pessoas de 79 nacionalidades

Nelson Marques

Nelson Marques

texto

Jornalista

Nuno Botelho

Nuno Botelho

fotos

Fotojornalista

Bom dia, bom dia, bom dia a toda a gente, eu hoje venho à escola e por isso estou contente. Bom dia!

Good morning, good morning, good morning all the children, today I come to school and I feel very happy. Good morning!

Buenos días, buenos días, buenos días a todos, hoy vengo a la escuela y por eso estoy feliz. ¡Buenos días!

No Jardim de Infância dos Anjos (JIFA) a canção de "Bom Dia" é cantada em cinco línguas: português, espanhol, francês, inglês e italiano. Basta subir os degraus que dão acesso à escola para perceber que este é um lugar diferente. Nas paredes, há meia dúzia de grandes bonecas em papel e cartão inspiradas em personagens de diferentes culturas: como Sadako, a menina japonesa vítima da chuva radioativa que caiu sobre Hiroshima; ou Frida Kahlo, a pintora mexicana conhecida pelos seus autorretratos. São o reflexo da diversidade que se encontra aqui: entre as quase 100 crianças, dos 18 meses aos 6 anos, há miúdos de 19 nacionalidades diferentes. Perto de metade são filhos de estrangeiros.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)