Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Temer e as matrioskas da política, em que de uma crise nasce outra

reuters

Após 105 dias na presidência e com um Governo impopular, o Presidente tentar ampliar o seu apoio político propondo um pacote de dez medidas para tirar o país da recessão económica. Mas tropeça nas armadilhas políticas, uma verdadeira matrioska em que uma crise nasce de outra

Plínio Fraga, correspondente no Brasil

A situação do Brasil hoje se resume à palavra crise. O país está há três anos em recessão económica e há dois anos em conflagração política. Ao contrário do clichê que diz que crise pode ser sinal de oportunidade, como sugere o ideograma chinês, por aqui parece que crise é a oportunidade apenas de atrair mais crise.

A crise económica resulta do fim de um ciclo de expansão financiado pelo Estado, por meio de investimentos públicos, empréstimos e estímulos ao consumo. Com os gastos em expansão desenfreada, o dinheiro acabou, e a economia despencou.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)