Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Sim, é possível vir a ter dois papas eméritos

reuters

Declarações do Papa recuperadas num documentário exibido este domingo à noite trouxeram de novo a eventual resignação de Francisco para a praça pública. Há 70 anos também não havia bispos eméritos, e hoje há 1400. O regresso da possibilidade eclipsou entretanto a revelação da sua mensagem do próximo Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, na qual vai apelar a que se ponha fim às armas nucleares

António Marujo

Uma afirmação do Papa, recuperada num documentário transmitido este domingo à noite em Itália, mas feita (e noticiada) já há ano e meio, teve o condão de trazer de novo para a praça pública a questão da eventual resignação de Francisco.

É provável que, resistindo ambos, o Papa emérito Bento XVI e Francisco venham a conviver, enquanto papas eméritos, com um sucessor que pode vir a ser eleito num prazo relativamente breve – ano e meio, três anos... Um tal cenário é bem provável, a avaliar pelas declarações de Francisco e pelo modo como ele olha para o exercício do seu ministério.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)