Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O que esta fotografia não diz

ANO E MEIO. Foto de família tirada em junho de 2015. Dos cinco, quatro já disseram adeus

getty

Os líderes dos países mais poderosos do mundo estão a mudar - eles e os ideais políticos que representam. Menos Merkel, que vai a eleições no próximo ano na Alemanha. Pode a chanceler que foi acusada de querer destruir o euro ser a salvadora da União Europeia dos nacionalismos que a põem em causa?

Se estar de mãos cruzadas é estar parado, estar parado não é fazer nada: é talvez ter de fazer tudo. Por isso recentre os olhos das mãos que acenam para as que sustêm o movimento: Angela Merkel é a líder que resta desta fotografia subitamente anacrónica. A fotografia tem um ano e meio. É uma fotografia do passado.

“2016 numa fotografia” foi a legenda desta imagem esta segunda-feira no Twitter, depois de ter sido publicada na conta GreekAnalyst – e republicada por milhares de pessoas nas horas seguintes. É uma foto de 7 de junho de 2015, tirada na cimeira do G7 na Alemanha. Os que diziam adeus então às câmaras dizem agora adeus aos cargos que ocupam.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)