Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Já começou o desfile dos candidatos à liderança da Caixa

Paulo Macedo, ex-ministro da Saúde de Passos Coelho, é para já o candidato mais forte para a presidência da Caixa.

DR

Quem é o senhor que se segue? Vamos ter de esperar até ao final da semana para saber quem irá substituir António Domingues. Mas já há nomes a circular no espaço mediático

Depois de longos meses de polémica, António Domingues e parte da sua equipa decidiram deixar a administração da Caixa. O Governo já está à procura de uma nova liderança e o primeiro-ministro, António Costa, prometeu ter um nome para apresentar aos portugueses até ao final da semana. Já há uma lista de candidatos, ninguém quer falar para já, mas o ex-ministro de Saúde e quadro do BCP Paulo Macedo;é o candidato mais forte;Carlos Tavares, ainda presidente da CMVM, Nuno Amado, líder do BCP, e Teixeira dos Santos, presidente executivo do BIC, são nomes apontados como hipóteses.

O Executivo irá apresentar esta semana aos “mecanismos de supervisão europeus” um novo nome para liderar a Caixa Geral de Depósitos (CGD), disse ao jornalistas em Mangualde, antes de iniciar uma visita à PSA, António Costa. O primeiro-ministro disse ainda lamentar a decisão dos gestores na Caixa, a liderar os destinos do banco público desde agosto deste ano. Porém, o turbilhão que tem afetado a CGD desde que se soube que António Domingues e a sua administração estavam relutantes em apresentar a declaração de rendimentos, obrigatória por lei, o tema tornou-se uma arma de arremesso político contra o Governo e a situação começou a tornar-se insustentável. “Num regime democrático, todos nós temos de respeitar a legislação aprovada pela Assembleia da República, mesmo quando não concordamos com ela. Agora, o que é essencial é que a Caixa tenha rapidamente uma administração”, afirmou António Costa. O Presidente da República foi sempre bastante claro sobre a necessidade de respeitar a lei e não abrir exceções.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)