Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Um ano de Governo: 66% das medidas em marcha

luís barra

Dois terços das quase mil e cem medidas inscritas no Programa de Governo estão em execução ou em fase de preparação do processo legislativo, diz o Governo

A geringonça tem apenas um ano, mas o Governo do PS diz que esse período bastou para dar "início a cerca de 66% das quase mil e cem medidas inscritas no Programa do Governo". Ou seja, segundo dados divulgados esta tarde pelo executivo, "apenas 34%" das medidas previstas para a legislatura, que termina em 2019, "não começaram ainda a ser preparadas ou implementadas pelos diferentes ministérios".

Num balanço feito ao primeiro ano de Governo, o executivo liderado por António Costa pormenoriza ainda que do total das 714 medidas iniciadas, cerca de 31% encontram-se numa fase preparatória" - ou seja, em fase de realização de estudos ou preparação do processo legislativo - e "35% em fase de execução", incluindo-se nestas as medidas que estão já a ser implementadas. Algumas delas, como nota o Governo, estão relacionadas com compromissos de concretização plurianual - como é o caso do aumento do salário mínimo ou da universalização do ensino pré-escolar - e cujo limite temporal para ficarem concluídas será o final da legislatura.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • Um ano a fazer voar as vacas

    O Governo que ninguém imaginava perante os resultados das eleições de 4 de outubro de 2015 e que, uma vez empossado com o apoio do BE e do PCP, muitos apostaram que não duraria muito tempo, cumpre um ano de existência este sábado. António Costa, o otimista (ou, como ele prefere, o determinado) primeiro-ministro, não esperava outra coisa: afinal, não é de hoje que acredita que “até as vacas podem voar”. Avaliamos os ministros um a um