Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Faithless electors: em busca de um republicano “sensível e moderado”

getty images

As eleições nos Estados Unidos aconteceram há duas semanas, mas o Presidente do país só será escolhido de forma oficial pelos “grandes eleitores” de cada estado, que se reúnem no dia 19 de dezembro. Entretanto, dois destes representantes tentam fazer História e convencer os colegas a escolher outro republicano “mais moderado e sensível”, como explicam ao Expresso: “Trump é uma ameaça global”. Entretanto, soube-se que Clinton é a segunda candidata mais votada da História do país - teve mais 1,7 milhões de votos que Trump

Vamos começar este texto com uma frase que pode parecer confusa: os norte-americanos não escolheram o Presidente que vai governar o país durante os próximos quatro anos. Se a afirmação parece contraditória em relação aos resultados das eleições de 8 de novembro, isto deve-se ao sistema eleitoral dos Estados Unidos, que na verdade traduz os votos populares em votos que dão um mandato não ao Presidente, mas a um conjunto de “grandes eleitores” – uma espécie de intermediários – que em cada Estado votarão, a 19 de dezembro, naquele que será o próximo Presidente do país.

O método parece confuso, mas se já todos nos referimos a Donald Trump como o Presidente eleito dos Estados Unidos e se Clinton, Obama e os representantes de outros países reconheceram a vitória do republicano é porque a tradição permanece: até hoje, estes grandes eleitores respeitaram quase sempre os resultados dos votos de cada estado e votaram no candidato que venceu ali. Mas isso pode estar prestes a mudar graças a dois eleitores do estado de Washington que estão a tentar convencer os colegas a não votar em Trump, impedindo assim que o multimilionário se torne oficialmente o novo Presidente a partir de janeiro do próximo ano.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)