Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Adivinhe quem é que não tem de apresentar a declaração de rendimentos

getty images

A lei não obriga Donald Trump, enquanto chefe de Estado, a revelar os rendimentos nem o montante pago em impostos, garantem todos os peritos americanos em direito fiscal ouvidos pelo Expresso

O rendimento anual de Donald Trump e o montante pago em impostos foram dois dos segredos mais bem guardados pelo vencedor das presidenciais americanas. Ao recusar revelar as suas declarações fiscais, o magnata violou uma prática levada a cabo de forma regular pelos candidatos à Casa Branca. Chegado à chefia do Estado, o magnata poderá continuar a esconder o jogo, uma vez que a lei o permite - mesmo sabendo-se que, a partir desse momento, a Agência Internal Revenue Service (IRS), equivalente à Autoridade Tributária e Aduaneira em Portugal, será obrigada a efetuar auditorias anuais ao presidente e vice-presidente.

“Apesar disso, Donald Trump não é obrigado por lei a tornar pública a sua declaração de impostos. A IRS é obrigada a fazer a auditoria, mas não pode libertar a informação sem consentimento do próprio”, diz ao Expresso David Herzig, especialista em direito fiscal na Universidade Valparaiso, estado da Florida.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)