Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Se as mulheres fizessem greve, a Igreja parava?

BASTIDORES O espaço das mulheres na Igreja mudou

nuno botelho

Nos bastidores ou nos altares, qual o local das mulheres na Igreja? Mães evangelizadoras ou líderes? Apesar de a maioria dos católicos serem mulheres e de haver mais religiosas do que padres, a ordenação feminina está fora de causa. Na altura em que o Papa acaba de o reafirmar, republicamos o artigo publicado originalmente na Revista de 10 de agosto de 2013 sobre o papel da(s) mulher(es) na Igreja

Christiana Martins

Christiana Martins

texto

Jornalista

Nuno Botelho

Nuno Botelho

foto

Fotojornalista

Francisco chegou há pouco tempo e avisou que não vai deixar pedra sobre pedra. A Igreja Católica foi construída sobre a figura masculina de Pedro, sem espaço hierárquico para as mulheres. Dois mil anos depois, o novo Papa reconhece a feminilidade da instituição e reivindica maior protagonismo para as suas fiéis. Não fará uma revolução, mas quer rever o papel feminino.

Não esclareceu ainda como. Na viagem que o levava de volta do Rio de Janeiro a Roma, depois da Jornada Mundial da Juventude, o Papa assumiu que não se pode pensar numa Igreja que exclua as mulheres.

Confirmou que elas não serão ordenadas sacerdotes, mas convocou os especialistas a fazerem uma "profunda teologia da mulher".

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)