Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Sindicato dos Magistrados pede 100 novos procuradores. Governo diz que não

PETIÇÃO. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, e a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, na recente abertura do ano judicial

TIAGO MIRANDA

Para evitar “rutura de quadros nos próximos anos”, o sindicato do Ministério Público pediu a criação de uma centena de novos procuradores. Mas o Governo esclarece que o Centro Estudos Judiciários tem a sua capacidade de formação esgotada

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) pediu nesta segunda-feira ao Governo a abertura de um “curso especial” do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), que permita formar uma centena de novos procuradores. A solicitação foi feita à ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, por uma delegação do SMMP (chefiada pelo seu presidente, António Ventinhas), que entrou no Terreiro do Paço a meio da tarde.

Em declarações ao Expresso, antes da reunião, Ventinhas socorre-se de números do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) — até 2020 deverão reformar-se cerca de 250 dos 1500 magistrados do MP —, para definir a situação como “extremamente preocupante”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)