Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Ferro Rodrigues defende reposição de subsídios para deputados

josé carlos carvalho

Em entrevista ao Expresso, o presidente da Assembleia da República defende a exclusividade para deputados, novos apoios financeiros a quem deixa cargos políticos e diz que em Portugal não há lóbis mas ‘lobinhos’

Helena Pereira

Helena Pereira

Editora de Política

José Carlos Carvalho

José Carlos Carvalho

fotos

Fotojornalista

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, coloca em cima da mesa uma ideia polémica: a reposição de um regime de apoios financeiros a ex-deputados e ex-governantes. A lei da subvenções vitalícias alterada por José Sócrates em 2005 fez com que só as pessoas que até esse ano tivessem completado 12 anos de exercício de cargos políticos ainda tivessem direito a um subsídio.

Em entrevista ao Expresso, Ferro Rodrigues sublinha que “os ordenados que os deputados recebem são maiores que os de muitos portugueses mas inferiores aos de deputados de outros países da Europa com praticamente o mesmo nível de desenvolvimento” e que “os políticos não podem ser colocados perante a ideia de que é mau haver subvenções vitalícias, é mau sair para uma empresa privada, e é tudo mau”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)