Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O meu amigo José Lello

  • 333

Clara azevedo

José Lello, 72 anos, morreu esta sexta-feira vítima de doença prolongada. Miranda Calha, deputado do PS e ex-colega de José Lello no Governo, escreve sobre o amigo

Texto Miranda Calha (depoimento recolhido e editado por Raquel Albuquerque)

Conheci o José Lello já por alturas dos anos 80. Eu era responsável da área de desporto no último governo de Mário Soares. Com a sua personalidade e maneira de ser, distinguiu-se logo, especialmente na área do desporto, porque ele foi dirigente do Boavista. Tive oportunidade de o convidar para fazer parte do Conselho Superior do Desporto. Isso motivou um encontro entre nós e proporcionou uma ligação de muitos anos.

Em termos de perfil, era uma pessoa com uma capacidade de intervenção forte, às vezes polémica ou muito polémica na forma como se apresentava e muitas vezes criando antipatias. Mas a intervenção era forte também nas suas convicções, a quem o Partido Socialista deve bastante, pela sua inserção em toda a zona do Porto, com um destaque e uma proeminência muito fortes.

José Lello teve um momento muito importante: a sua ligação às comunidades, como Secretário de Estado das Comunidades. Desempenhou um papel preponderante e notável na relação com as comunidades portuguesas pelo mundo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • Morreu José Lello

    Ex-deputado do PS e antigo ministro da Juventude e Desporto morreu esta sexta-feira, no Porto, vítima de doença prolongada. Tinha 72 anos