Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Nobel de Literatura: vai uma aposta?

  • 333

GALARDÃO. A medalha do Nobel

d.r.

Na véspera de ficarmos a saber quem ganha o Nobel de Literatura de 2016, o mundo das letras entrega-se às habituais especulações sobre os candidatos mais fortes. Se for confirmada a tendência para que o vencedor saia do lote de favoritos da casa de apostas Ladbrokes, o triunfo pode ir para o queniano Ngugi Wa Thiong'o ou para o poeta sírio Adónis. Mas há outsiders a ter em conta, como Don DeLillo e Javier Marías

Esta quinta-feira, pelas 12 horas de Lisboa, todas as dúvidas ficarão dissipadas. À porta de um dos salões da Academia Sueca, em Estocolmo, a secretária permanente Sara Danius anunciará ao mundo o novo Prémio Nobel de Literatura, pondo fim a semanas de especulação em revistas, sites e blogues literários.

Os 18 membros da Academia trabalham no mais absoluto secretismo, sem anúncio prévio de finalistas ou shortlists de candidatos (os documentos do processo só são tornados públicos ao fim de 50 anos, pelo que só em 2066 saberemos que nomes estiveram este ano efetivamente em cima da mesa)

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)