Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Uma espectadora agradeceu-me por poupar 57 mil euros no crédito à habitação”

  • 333

AUTOR. O jornalista Pedro Andresson, da SIC

RUI RODRIGUES/CONTRAPONTO

O jornalista Pedro Andersson, que dá dicas de poupança na SIC e no Expresso Diário, reuniu as melhores sugestões de como poupar dinheiro, num livro que acaba de chegar às bancas. Falámos com ele e ficámos a saber como surgiu a ideia, como arranja os temas e quais as maiores dúvidas dos leitores e espectadores. E, já agora, entre as 120 sugestões de poupança que já fez, escolhemos cinco gestos simples com os quais é possível poupar mais de mil euros por ano

Pedro Andersson, 43 anos, foi um dos jornalistas fundadores da SIC Notícias, em 2000. No canal de Carnaxide é hoje responsável pela rubrica líder de audiências “Contas-Poupança”, dedicada às finanças pessoais. Tenta levar a realidade do dia a dia - a sua e a dos telespectadores que o contactam - para as reportagens que realiza. No livro, explica, nomeadamente, como faz para poupar mais de 100 euros por mês, incluindo comprar de uma assentada o detergente para a roupa para os próximos dois anos.

Como é que surgiu a ideia da rubrica?
Ao contrário do que possam pensar, não tenho formação nem de economia nem de finanças. Sou apenas um jornalista que na altura da crise percebeu que, com os cortes salariais, ia começar a ter dificuldades para pagar todas as despesas e compromissos que tinha assumido nos anos anteriores. Sentei-me, peguei em todas as minhas faturas e contratos, e comecei a fazer contas, para perceber para onde estava a ir o meu dinheiro. E percebi que estava a pagar demais em muitas áreas, sem necessidade. Comecei a ver na concorrência se me faziam mais barato por cada contrato que tinha. Descobri que em todos os casos podia ter igual ou melhor por muito menos dinheiro.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)