Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Ouvidos especiais

  • 333

tiago miranda

Na altura em vai celebrar-se o Dia Mundial da Música, no próximo sábado, republicamos um artigo publicado originalmente na Revista de 22 de maio de 2010 no qual falávamos de (e com) quatro pessoas cuja relação privilegiada com o som faz delas uma espécie de magos. As histórias e os dons de João, um miúdo com ouvido absoluto, Fernando, afinador de pianos, José, técnico de som, e Rui, audiófilo

Christiana Martins

Christiana Martins

texto

Jornalista

Tiago Miranda

Tiago Miranda

fotos

Fotojornalista

João Mariano, o miúdo que caça notas musicais

As pernas de João Mariano baloiçam por baixo da mesa, na sala da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Na tarde quente, a aula de Formação Musical aquece ainda mais com uma batalha para identificar notas musicais. Mas batalha talvez seja de mais, afinal mais parece um jogo.

Entre os seis alunos presentes naquele dia, a rapidez do João destaca-se. O professor João Pedro Mendes dos Santos desafia os estudantes: “Vou tocar a fundamental e a quinta de um acorde perfeito maior e vocês têm de cantar a terceira.” É como se dissesse: “Vou tocar duas das notas de um acorde e vocês cantam a que faltar.” E lá vão eles em busca do som correto.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)