Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O arrufo entre marido e mulher que quase estragou o desembarque da Normandia

  • 333

Juan “Garbo” Pujol viveu uma vida incrível e ficou para a História como “o melhor agente duplo da Segunda Guerra Mundial”. Sozinho, o jovem espanhol convenceu os alemães de que era um fanático nazi e mereceria espiar para eles – apenas para depois inventar uma rede de 27 espiões imaginária e começar a trabalhar para os britânicos. Com o objetivo de “contribuir para o bem da Humanidade”, conseguiu enganar Hitler e despistar os nazis em relação ao desembarque dos aliados no dia D – mas a sua esposa chegou a pôr o plano em perigo, ameaçando revelar a sua identidade se não pudesse voltar a Espanha (até porque estava farta de comer macarrão, muitas batatas e pouco peixe em terras de Sua Majestade). A história só agora foi conhecida

Não há quem não conheça a história daquele 6 de junho de 1944, o dia em que os Aliados desembarcaram nas praias da Normandia e estabeleceram o rumo que o segundo conflito mundial iria seguir. Mas a história poderia ter sido bem diferente, como revelam documentos dos serviços secretos britânicos revelados esta semana, não tivesse um agente duplo espanhol conseguido acalmar a esposa e convencê-la a não estragar o seu disfarce – tudo porque ela tinha saudades de casa (e da dieta mediterrânica).

É uma história esquisita e com valor cómico agora que sabemos que os Aliados acabaram por conseguir desembarcar em segurança naquelas praias e tornar o Dia D um dia histórico, mas o arrufo de casal podia ter acabado em tragédia. Araceli, uma jovem espanhola de 23 anos, nunca tinha saído da Península Ibérica até ser obrigada a instalar-se em Londres devido ao trabalho do marido, Juan Pujol, hoje conhecido pelos serviços britânicos como “o melhor agente duplo da Segunda Guerra Mundial”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)