Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

A falha de segurança que pode fechar um dos gigantes da Internet (e os cuidados a ter)

  • 333

MARISSA MAYER. CEO da Yahoo, tem um problema gigantesco para resolver

reuters

Desde 2014 que há hackers que têm acesso às credenciais usadas em 500 milhões de contas do Yahoo. Passwords, nomes, endereços e números de telefone caíram nas mãos dos cibercriminosos. Dados que estarão a ser utilizados pelos hackers para atacarem outros serviços

A Yahoo confirmou quinta-feira um novo recorde da Internet – mas dificilmente poderá ter orgulho nesse feito: as credenciais de acesso de mais de 500 milhões de contas de utilizadores do histórico portal americano foram parar às mãos de hackers.

De acordo com o anúncio da Yahoo, os hackers terão conseguido aceder a dados relacionados com passwords, nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento. Até à data não há registo de que a fuga de informação tenha posto em risco as contas bancárias dos utilizadores. O que não impede os hackers de aproveitarem a fuga de informação para tentar aceder a outros serviços, como salientou Shuman Ghosemajumder em declarações à CNet: “Tipicamente assistimos a uma eficiência de 0,1 a 2 por cento quando se tenta aceder a um site utilizando credenciais de um outro”.

Usando esta análise, o antigo especialista de segurança da Google e atual CTO da Shape Security conclui que “cibercriminosos que usem 500 milhões de palavras-chave poderão aceder a dezenas de milhares de contas em outros sites”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)