Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Quanto mais desigual, mais pobre é um país

  • 333

getty

Desigualdade e pobreza são o mesmo? É a quarta e última pergunta a que o estudo sobre desigualdades económicas, resumido no site “Portugal Desigual”, dá resposta. Será difícil combater a pobreza sem combater as desigualdades, conclui o estudo

Quando se fala de desigualdades económicas, acaba-se a falar sobre pobreza. E ainda que os dois fenómenos possam ocorrer em sentidos opostos, os números mostram que quanto maior é a desigualdade num país, maior tende a ser o número de pessoas pobres.
A conclusão surge no estudo “Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal: 2009-2014”, em resposta à quarta grande pergunta sobre a ligação entre as duas realidades.

O estudo, coordenado por Carlos Farinha Rodrigues, economista e especialista em matéria de desigualdades e pobreza, foi apoiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e as conclusões estão no site “Portugal Desigual”, feito numa parceria com o Expresso e com a SIC (que fez quatro reportagens, uma sobre cada pergunta, que passaram durante esta semana).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)