Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Quem mais perdeu com a crise?

  • 333

CRISE. Muitas vezes foi feita a pergunta: quem mais perdeu com a crise? Não foi a classe média, conclui um estudo sobre a evolução das desigualdades e pobreza durante a crise

ana baião

A pergunta tem sido feita várias vezes: quem mais perdeu com a crise económica e financeira que Portugal tem vivido? Se olharmos para a perda de rendimentos no período entre 2009 e 2014, foram as famílias mais pobres quem mais perdeu neste período. Os rendimentos dos 10% de portugueses mais pobres sofreram uma queda de 25%, enquanto os 10% mais ricos perderam 13%.

A conclusão surge no estudo “Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal: 2009-2014”, coordenado por Carlos Farinha Rodrigues, economista, professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e especialista em matéria de desigualdades e pobreza. O estudo foi apoiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e as conclusões principais são apresentadas no site “Portugal Desigual”, apresentado esta segunda-feira, feito numa parceria com o Expresso e com a SIC (que fez quatro reportagens, uma sobre cada pergunta, a passar durante esta semana).

Para continuar a ler e ver a reportagem, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)