Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Europeus satisfeitos com os seus espaços culturais

  • 333

LISBOA. Os habitantes da capital portuguesa dão nota positiva aos seus equipamentos culturais, como o Teatro Municipal S. Luiz

59% dos lisboetas estão satisfeitos com os equipamentos culturais que a cidade lhes disponibiliza, avança um estudo da Eurostat. Mas estão longe de lhes atribuírem nota 10, como acontece em capitais como Viena, Helsínquia, Praga ou Estocolmo

Está muito satisfeito, bastante satisfeito, pouco satisfeito, ou completamente insatisfeito com os equipamentos culturais que a sua cidade lhe disponibiliza — salas de concerto, teatros, museus, livrarias? A pergunta foi feita aos habitantes de 83 cidades europeias em 2015 e os resultados acabam de ser revelados. As disparidades entre as capitais da União Europeia são grandes e oscilam entre níveis de satisfação que vão dos 34% aos 97%. De qualquer forma, os cidadãos da maioria das cidades estão satisfeitos com os seus espaços culturais.

Entre as capitais da União Europeia, pelo menos três quartos dos habitantes (18 das 28 capitais) estão muito ou bastante satisfeitos com os locais de cultura que frequentam. O nível mais alto de satisfação é registado em Viena, 97%, à frente de Helsínquia, 94%, Praga e Estocolmo, ambas com 90%, Copenhaga, 89%, Tallinn (Estónia) e Amesterdão, ambas com 88%, Berlim, Riga e Luxemburgo, todas com 87%.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)