Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Arquitetura é um ato de generosidade”

  • 333

ARQUITETOS O casal francês Anne Lacaton e Jean Philippe Vassal

FOTOGRAFIA LUÍS BARRA

Numa entrevista exclusiva ao Expresso, Anne Lacaton e Jean Philippe Vassal contaram a aventura de realizar uma arquitetura económica e luminosa a partir de edifícios desativados, em ruínas, ou prestes a serem demolidos

A dupla francesa Lacaton & Vassal, pioneiros no modo de pensar a arquitetura a partir do património existente e consagrados pela renovação de obras icónicas como a do Palais de Tokyo em Paris, ou de um antigo edifício de arqueologia industrial nas docas de Dunquerque, ambos transformados em museus de arte contemporânea — passou por Lisboa para participar na 14ª conferência internacional da Docomomo (Comité Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Espaços Públicos do Movimento Moderno).

“Nunca destruir, demolir, remover ou substituir. Sempre reutilizar e transformar. A proposta é mais importante do que a forma.” Este manifesto representa o vosso portefólio. Podem explicar?
Não existem lugares vazios. Quando partimos para um um projeto começamos por sentir e perceber o território onde vamos trabalhar, que já tem uma história, uma memória, uma temperatura, gente, e integramos essa preexistência no novo espaço que vamos criar. Às vezes nem é preciso fazer nada. Não é por sermos arquitetos que forçosamente temos de substituir o que já existe e construir de novo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)