Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O herói das mãos incríveis que mudou a forma como voamos

  • 333

getty

Foi no dia 15 de janeiro de 2009 que a forma como voamos mudou - tudo graças a um incidente que pôs em risco as vidas das 155 pessoas que seguiam a bordo do voo 1549 da US Airways. A amaragem no Rio Hudson conduzida por Chelsey Sullenberg, o comandante que hoje é conhecido como um herói nacional para os Estados Unidos, fez História e alterou a forma como os pilotos aprendem a voar. “As escolas começaram a partir daí a insistir na amaragem”, explica ao Expresso Aurélio Almeida, que ensina os novos pilotos portugueses. Tudo por causa do comandante com “um espírito de missão e umas mãos incríveis”

Passavam apenas 15 minutos desde a descolagem do avião quando as 154 pessoas que se encontravam a bordo ouviram aquelas palavras terríveis. “Preparem-se para o impacto”, avisou, sem mais pormenores, o comandante Sully. A sensação para quem esperava o choque de tocar nas águas do rio Hudson era de pânico, mas a que se vivia no cockpit era bastante diferente – afinal, o comandante Chelsey “Sully” Sullenberg tinha apenas 208 segundos para se concentrar em levar a cabo uma amaragem segura que salvasse as vidas de todos os que viajavam no voo 1549 da US Airways.

“A minha consciência existia apenas para controlar o percurso do avião. Era vital ficar concentrado, sem me permitir distrações”, esclarece o comandante Chelsey Sullenberg no livro de memórias que escreveu depois do incidente que o tornou um herói nacional para os Estados Unidos. Afinal, Sullenberg, o seu co-piloto e a tripulação conseguiram o que parecia impossível: salvar as vidas de todas as 155 pessoas que se encontravam naquele Airbus A320 aterrando no Rio Hudson, em Nova Iorque, depois ambos os motores do avião terem falhado (e, sem querer, fazer História, mudando a forma como se aprende a voar).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)