Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Um exercício de tremendo equilibrismo

  • 333

PÉRIPLO. A chanceler alemã, Angela Merkel, inicia esta quarta-feira uma visita a várias capitais europeias

REMO CASILLI / REUTERS

Angela Merkel começou esta quarta-feira um périplo pelas capitais europeias, onde encontrará 15 líderes para discutir o pós-Brexit na sequência da conferência ao largo de Itália

Angela Merkel, Matteo Renzi e François Hollande posaram juntos na passada segunda-feira em Ventotene enquanto depositavam flores no túmulo de Altiero Spinelli. Se mais nada tivessem feito nem dito na conferência organizada nesta pequena ilha italiana, a mensagem teria ficado à mesma clara. O que falta a Ventotene em entradas no TripAdvisor sobeja em simbolismo histórico.

Foi lá que, em 1941, muito longe de saberem que a Europa acabaria por se purgar do domínio dos nacionalismos, Altiero Spinelli e Ernesto Rossi, da Resistência Italiana, escreveram em papel de maços de tabaco o “Manifesto de Ventontene” - ideais de granito num suporte de vento, como frágil também era a Europa à qual eles não queriam voltar depois da guerra.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)