Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Encontrado planeta habitável a apenas quatro anos-luz da Terra

  • 333

ÁGUA. Imagem artística do planeta Proxima b, que orbita na zona de habitabilidade da estrela Proxima Centauri, onde a temperatura permite a existência de água líquida à superfície

FOTO ESO/M. Kornmesser

Astrónomos revelam um mundo com uma massa semelhante à da Terra em órbita da estrela Proxima Centauri que pode ter água no estado líquido e vida

Virgílio Azevedo

Virgílio Azevedo

Redator Principal

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta potencialmente habitável em órbita da estrela mais próxima da Terra, a Proxima Centauri, que fica a apenas quatro anos-luz do Sistema Solar. A equipa é composta por astrónomos do Reino Unido, Espanha, EUA, Alemanha, Chile, Polónia, França e Israel.

O planeta Proxima b orbita a sua estrela vermelha e fria a cada 11 dias, tendo uma temperatura que permite a existência de água no estado líquido à sua superfície. É um mundo rochoso com uma massa um pouco maior que a massa da Terra e o planeta extrassolar mais próximo de nós — podendo também ser o mais próximo a albergar vida fora do Sistema Solar. Um artigo científico sobre esta importante descoberta será publicado amanhã, quinta-feira, na revista “Nature”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)