Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

E afinal a Caixa vai precisar de … €5,2 mil milhões

  • 333

DÚVIDAS. Bruxelas já deu luz verde para aumento de capital mas estão por conhecer muitos detalhes sobre a operação e a reestruturação que terá de ser feita no banco

LUÍS BARRA

Nas últimas semanas foram avançados inúmeros valores para a recapitalização do banco público. Desde 2000 milhões de euros a 4000 milhões de euros, mais recentemente. A conta final é ainda superior ao que se pensava

Afinal, o montante de que precisa a Caixa Geral de Depósitos (CGD) não está muito longe dos números falados nos últimos meses. A novela do banco público está a quase a chegar ao fim e ficou agora a saber-se qual o valor da recapitalização. Chegou a falar-se em números na ordem dos 4 mil milhões a 5 mil milhões - nos bastidores até se falava em montantes ainda maiores – e a fatura final vai ficar em 5,2 mil milhões de euros. E o preço a pagar pelo banco é uma reestruturação profunda, cortes de custos significativos com fecho de balcões e ‘despedimento’ de trabalhadores.

Durante meses, os montantes para recapitalizar a CGD que foram saindo para os jornais acrescentavam sempre mais uns milhões ao valor anterior. Foram sempre em em crescendo. Partiram de uma base de 2 mil milhões, depois andaram entre 2 mil milhões e 2,5 mil milhões, chegaram aos 3 mil milhões e aos 4 mil milhões e acabaram acima dos €5 mil milhões. Mas nunca ninguém assumiu as razões de tamanhas necessidades.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)