Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

O persistente, o ambicioso, o tímido e o sonhador juntos a caminho do pódio

  • 333

Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes uniram forças no K4 e querem mostrar ao mundo de que força é feita a canoagem portuguesa. Vão atacar as medalhas a partir desta sexta-feira

José Caria

José Caria

Fotos

Fotojornalista

André de Atayde

André de Atayde

Vídeo

Jornalista

Antes de partirem para o Rio de Janeiro, os quatro atletas que vão participar na prova de K4 1000 dos Jogos Olímpicos passaram mais tempo juntos do que aquele que estiveram individualmente com as suas famílias. O sonho de colocar uma medalha ao peito obrigou-os a um percurso de muito sacrifício, em que foram limando as arestas da amizade e construindo uma força que, esperamos, os leve ao tão ambicionado pódio.

Eles sabem que têm os olhos de um país inteiro em cima deles, sobretudo depois de Fernando Pimenta ter saído em lágrimas da lagoa Rodrigo de Freitas por não ter conseguido chegar às medalhas e de Emanuel Silva e João Ribeiro terem falhado por centésimos a medalha em K2 1000. Foram dois murros no estômago - e mais do que ninguém, eles querem cumprir o objetivo e vingar as deceções anteriores. Não interessa se foram as algas, as folhas - só Fernando sabe realmente o que aconteceu -, todos têm a certeza de que o trabalho, o esforço e o sacrifício que cada um e em conjunto fizeram não merece outro desfecho que não seja um dos lugares cimeiros.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)