Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Os reis da festa

  • 333

E NÓS PIMBA Emanuel na pausa de um espetáculo numa festa de verão

Chamem-lhes pimbas, românticos ou populares, a verdade é que são eles os mais requisitados para animar as festas e feiras que se multiplicam pelo país nesta altura do ano. Republicamos nos Arquivos Expresso desta quinta-feira a reportagem publicada originalmente na revista de 27 de agosto de 2011 e que, excetuando alguns dados numéricos e idades dos protagonistas, continua tão atual como há cinco anos

Ana Baião

Ana Baião

FOTOS ANA BAIÃO

Seja às portas de Lisboa ou no interior do país não há feira ou festa popular de verão que não tenha farturas, febras, cerveja, rifas, bailarico e um artista para animar o povo. As comissões de festa desdobram-se em quermesses, peditórios e eventos durante o ano para reunir quantia capaz de trazer à aldeia, vila ou cidade, nomes como Quim Barreiros, Toy, Rebeca, Rosinha, Emanuel ou Zé do Pipo, entre outros. É destes que o povo gosta para bailar e rir e... os que a carteira permite.

Os cantores pimba e brejeiros continuam a reinar e a lançar CD todos os anos, com letras cada vez mais atrevidas, às vezes a roçar até o ordinário. As gentes não ligam, acham graça. Gostam do duplo sentido, do som da concertina e quando chega a hora do refrão, todos sabem a letra de cor.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)