Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Dietas e produtos “milagrosos”: verdades e mentiras

  • 333

INUNDAÇÃO Com o calor, chegam centenas de dietas, produtos, medicamentos e cremes milagrosos capazes de fazer perder 10 kg ou 10 anos. Algum funciona?

FOTO MÁRIO JOÃO

Dietas detox? Suplementos alimentares? Dietas do Paleolítico? Depuralina? Laxantes? Diuréticos? Além do calor, o verão traz um sem fim de produtos nas montras de farmácias, ervanárias, supermercados e livrarias a prometer corpos perfeitos e menos 10 kg num mês. Qual a sua efetiva veracidade? Falámos com especialistas: eis o que dizem as médicas nutricionistas Isabel do Carmo e Lilian Barros e o médico dermatologista Osvaldo Correia

Bebidas detox, Isabel do Carmo dixit

“As bebidas detox têm uma designação sem qualquer significado rigoroso. Nós não estamos em geral intoxicados por qualquer substância exterior que faça intoxicação aguda ou crónica, como o chumbo, o mercúrio, o cobre. E, se estivéssemos, não era a bebida detox que resolvia o problema. Também pode haver contacto crónico com substâncias nocivas como fertilizantes, inseticidas, parabenos e outras, que estão nos alimentos, no vestuário, nos plásticos. Mas também nesse caso as bebidas detox nada fazem.

Se o organismo estiver intoxicado por mau funcionamento do fígado ou dos rins, a pessoa tem que se tratar, ter um regime alimentar especial. Mais uma vez, de nada lhe servirá o detox. Mas como são bebidas com vegetais e as pessoas apreciam, é uma forma de comerem esses vegetais.”

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)