Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Guterres à espera da segunda prova

  • 333

CANDIDATO O ex-Alto Comissário para os Refugiados e ex-primeiro-ministro foi o mais votado na primeira volta

FOTO REUTERS

O Conselho de Segurança faz esta sexta-feira a segunda de várias votações secretas para apurar o candidato ao cargo de secretário-geral da ONU. António Guterres parte em vantagem, mas nada é garantido. O processo de escolha deve terminar em outubro

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

É já esta sexta-feira que os membros do Conselho de Segurança votam pela segunda vez para “qualificar” os candidatos a secretário-geral das Nações Unidas. Guterres foi o que reuniu o maior número de votos favoráveis na última vez, a 21 de julho, agora saber-se-á se continua como favorito. Se sim, consolida a sua posição.

Este tipo de votação – “straw poll” – atribui uma de três “notas” aos candidatos: encorajamento, não encorajamento, sem opinião. Guterres obteve na primeira votação 12 votos de “encorajamento” e três sem opinião ou neutros e nenhum negativo. O segundo qualificado, o ex-Presidente esloveno Danilo Turk, obteve 11 favoráveis, mas teve dois votos negativos (e mais dois neutros).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)