Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

É a hora da festa, pá, deixa o resto para lá

  • 333

MARACANÃ Pela primeira vez na história olímpica, a cerimónia de abertura não acontecerá no estádio onde vão decorrer as competições de atletismo - a honra coube ao mais emblemático estádio brasileiro

FOTO YASUHYOSHI CHIBA / GETTY IMAGES

Pelas 20h locais desta sexta-feira (mais quatro horas em Portugal Continental) bate o relógio do mundo para a hora da glória. Chega de falar de violência, pobreza, incompetência, subdesenvolvimento. Sobe ao palco do Maracanã a exuberância da mulher, da música e da arte brasileiras. É a hora da festa, pá, deixa o resto para lá: por três horas, o Rio de janeiro terá direito à medalha de ouro

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tem um orçamento cerca de dez vezes inferior ao de Londres em 2012. Vai acontecer no estádio do Maracanã (palco da maior derrota desportiva sofrida pelos brasileiros no Mundial de Futebol de 1950), à volta do qual as ruas da Cidade Maravilhosa terão sido invadidas por polícias fortemente armados e uma parte enorme dos 6,5 milhões de habitantes estarão a olhar de muito longe para os fogos de artifício. Sim, mas terá também Gisele Bündchen, terá samba do bom, terá Caetano Veloso e Gilberto Gil, terá o hino brasileiro embalado pelo som de um violão. E terá muito mais, terá sobretudo um bocadinho da imensa felicidade que empurra para frente o país.

O espetáculo ainda é segredo e tudo o que se sabe não está oficialmente confirmado. Mas, ao que parece, os mais de 60 mil presentes no estádio vão assistir ao desenrolar da história do Brasil contada por cinco mil voluntários, com 12 mil figurinos distintos, iluminados por dois mil canhões de luz e por três mil quilos de fogos de artifício. E tudo vai começar com a entrada de três caravelas portuguesas no mítico relvado.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)