Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Entrevista ao homem mais rico de Portugal: “Alterava a Constituição e impedia gastos superiores à nossa riqueza’’

  • 333

FOTO TIAGO MIRANDA

O empresário Américo Amorim deu em 2 de fevereiro de 2013 uma entrevista ao Expresso, realizada a propósito dos 40 anos do jornal. Na altura em que a revista “Exame” volta a elegê-lo o homem mais rico de Portugal, na sua habitual edição anual dos 25 portugueses mais ricos, republicamos o bloco central da entrevista, na qual aborda a sua vida e fala de questões estruturantes para a economia e o país que continuam praticamente tão atuais como então

Imaginava que em 1973, quando o Expresso foi lançado, Portugal ia tornar-se no país que temos hoje?
Não imaginaria. Mas se soubesse que a realidade ia ser assim, isso não teria sido razão para sair do país. Aliás, nunca saí. Sempre acreditei no meu país. De outra forma não teria apostado no país como o fiz e continuo a fazer. Apesar das dificuldades que atravessamos, é nas alturas de crise que surgem as melhores oportunidades e acredito que quando olharmos para trás, dentro de alguns anos, isso será claro.

Nunca foi tentado a retirar os negócios de Portugal antes do 25 de Abril?
Nem antes. Nem durante. Nem após.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)