Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Os holandeses gigantes, os portugueses médios e os timorenses baixinhos

  • 333

Em todos os países, a estatura média subiu nos últimos 100 anos. Em Portugal, o homem 'normal' cresceu de 1,59 metros para 1,73. As mulheres ficam-se pelo 1,63 metros em média. Os genes contam, mas os fatores socioambientais e até a alimentação da mãe durante a gravidez ajudam a potenciar o crescimento

Entre os 1,83 metros do homem médio holandês, o mais alto do mundo, e os 1,60 do timorense, que está no extremo oposto da escala, vai um palmo de distância. Tanto quanto cresceram em média as mulheres sul-coreanas nos últimos 100 anos.

Os portugueses também esticaram uns centímetros. Não tanto, mas o suficiente para os homens passarem da 164ª posição para o lugar 75 no ranking mundial da estatura. Têm agora, em média, 1,73 metros. As mulheres, tipicamente mais baixas, posicionam-se ainda assim uns lugares acima na comparação internacional (48º lugar).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)