Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Em França, nem a direita gosta de Durão. Hollande arrasa-o

  • 333

DESCONFIADO. François Hollande com Durão Barroso, numa conferência, em 2013

getty images

Durão Barroso sob fogo dos franceses. Não admira: em França, socialistas, direita e extremistas nunca gostaram dele. Até Jacques Chirac, o último Presidente próximo do gaullismo, o considerava “demasiado liberal” e nunca lhe perdoou por ele ter estado ao lado dos americanos na guerra do Iraque

Na tradicional e muito formal entrevista do Dia Nacional francês (14 de julho), o Presidente François Hollande não foi nada brando com José Manuel Durão Barroso, a propósito da ida do antigo presidente da Comissão Europeia para a presidência do Goldman Sachs Internacional. Foi duro e arrasou-o.

François Hollande é o Presidente mais impopular da V República francesa - apenas 16 por cento dos eleitores o apoiam - e enfrenta dificuldades para se recandidatar à presidência francesa, em eleições que decorrem dentro de dez meses. Mas a sua palavra conta na Europa e é mais uma, importante, no rol das críticas a Barroso, de quem ninguém gosta em França, incluindo no seu campo, a direita.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)