Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Sanções: valor da multa depende da argumentação e das medidas do Governo

  • 333

OLÁ, ESTÁ BOM? Centeno a cumprimentar o ministro das Finanças alemão

OLIVIER HOSLET/epa

Ministros das Finanças deverão esta terça-feira concordar com a “falta de medidas eficazes” de Portugal e Espanha, devolvendo o processo à Comissão. Bruxelas passa depois a ter 20 dias para propor sanções. Madrid está convencida de que o valor da multa será zero

Mário Centeno levou o cachecol de Portugal para a reunião do Eurogrupo: colocou-o ao pescoço e enfrentou os colegas da moeda única. Foi saudado, cumprimentado e do ministro francês da Finanças, Michel Sapin, recebeu um abraço realmente apertado. Houve sorrisos e boa disposição. Nos primeiros minutos do encontro, o ministro português foi, sem dúvida, o campeão europeu.

Mas a agenda do encontro não é favorável a vitórias no plano económico e orçamental. Os 19 ministros das Finanças têm de olhar para a recomendação da Comissão que diz que Portugal e Espanha não fizeram os esforços necessários, nem tiveram uma “ação eficaz” para corrigir o défice.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)