Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Seis perguntas e respostas para não se perder (e confundir) com o novo IVA

  • 333

MUDANÇAS. Consumir dentro ou fora dos estabelecimentos afeta a taxa de IVA a pagar

MARCOS BORGA

Reposição de taxa intermédia de 13% em alguns produtos cria complexidades na fixação dos preços na restauração. Alterações entram em vigor esta sexta-feira

Os preços nos restaurantes vão descer a partir desta sexta-feira?
Não necessariamente - depende da política de preços seguida por cada estabelecimento. Ou seja, os preços só descem se os restaurantes repercutirem as decidas das taxas nos preços cobrados aos clientes. Convém recordar que em 2012, aquando da subida para 23%, houve cafés e restaurantes que mantiveram os preços. Por isso, agora também poderão mantê-los.

Por outro lado, os pontos de venda que subiram os preços nessa ocasião também podem alegar que agora a descida lhes dá margem de manobra para contratar trabalhadores em vez de descerem os preços. A verdade é que se a nova taxa de IVA de 13% for refletida nos produtos a que é aplicável, estes ficarão mais baratos. Estão neste grupo os produtos de pastelaria, a água lisa natural, os produtos de cafetaria (café, carioca, chá, cacau e chocolate bebíveis), o leite e os iogurtes líquidos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)