Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

“Sancionem-se os verdadeiros traidores da Europa”

  • 333

SOCIALISTAS & DEMOCRATAS. Pittella diz que uma “Europa liderada apenas pela Alemanha não é bom”

GEORGES GOBET/AFP/GETTY

Gianni Pittella defende que a UE deveria sancionar as violações dos princípios morais fundadores e não as ligeiras derrapagens do défice

O líder do grupo dos Socialistas & Democratas no Parlamento Europeu aterra esta quinta-feira em Lisboa. Gianni Pittella diz que traz uma mensagem: “basta de austeridade”. O italiano estará esta sexta-feira na Assembleia da República, e tem encontro marcado com Ferro Rodrigues e António Costa. Segue depois para o Porto, onde participa na conferência “Relançar a Europa”.

É possível falar do fim de austeridade e ao mesmo tempo de possibilidade de sanções para Portugal?
Não me parece que este seja o tempo certo para falar de sanções a ninguém ou para impor qualquer tipo de sanção. Eu aconselho a Comissão Europeia a não prosseguir com este tipo de sanções. Este é o tempo de criar concórdia, de alargar consensos, de recuperar a confiança dos cidadãos.

Diz isso por causa do resultado do referendo britânico?
O 'Brexit' confirmou que os cidadãos estão frustrados e desiludidos também por causa da política económica europeia. E se não formos capazes de tirar lições dos cidadãos isso significa que não somos bons políticos. O que os cidadãos estão a dizer-nos é que as políticas económicas muito restritivas matam as empresas, matam os postos de trabalho e os cidadãos não aceitam e, por isso, votam nos movimentos populistas, antieuropeus.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)