Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

A União Europeia não pode fazer nada e o Reino Unido não sabe o que fazer

  • 333

SAY WHAT? Só David Cameron tem poder de acionar a cláusula que tira o Reino Unido da UE. Mas o primeiro ministro está demissionário

reuters

A confusão reina na ilha: a UE é acusada de apressar a efetivação do Brexit, mas não pode agir até que o primeiro-ministro britânico acione o artigo 50 do Tratado de Lisboa. Mas qual primeiro-ministro? O atual já se demitiu e resta saber como chegará o próximo ao poder. Boris Johnson adianta-se a tudo, mas por enquanto está apenas a caminho. Só a Escócia parece saber que o caminho é a independência do Reino e a participação no (agora clube) dos 27

Cristina Peres

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

“Demagogia 10-Estratégia prudente 0”. Este tweet lançado para o ciberespaço no domingo reforçava a suspeita de que “parece não haver plano para o Brexit...”. As “terríveis notícias para a democracia no Reino Unido” eram assim resumidas por Miguel Monjardino. Duas horas mais tarde, o professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa acrescentava pelo mesmo meio estarem a crescer os indícios de que nos próximos “meses/anos o Reino Unido poderá procurar maneira de não sair da UE”. “No pós-Cameron em outubro a política em Londres será completamente diferente. Será que Boris Johnson e/ou Labour querem mesmo sair da UE...?”

Se esta é uma das ideias que tomam forma desde que, na sexta-feira de madrugada, os resultados da consulta à opinião popular dos britânicos quanto à permanência ou saída da União Europeia revelavam o veredicto Brexit, a verdade é que todos os Brexiteers - ou seja, todos os que votaram para sair - estão na expectativa de que seja acionado o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estipula as regras para a saída de um Estado-membro da União Europeia.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)