Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Uma lenda chamada VW Carocha

  • 333

VEDETA. O Carocha constitui uma verdadeira atração turística

STEFFEN TRUMPF/AFP/GETTY IMAGES

Comemorou-se esta quarta-feira o dia mundial dedicado ao carro mais vendido de sempre, o Volkswagen Carocha, que conquistou adeptos da Europa aos Estados Unidos e ao Brasil

Comecemos por uma confissão. Pertenço à alargada geração de portugueses que aprendeu a guiar num Carocha. Tinha o ralenti ligeiramente acelerado para não ir abaixo nas manobras e um enfeite a meio do óculo traseiro que servia de mira para começar a destorcer o volante nas manobras de marcha atrás. E, claro, tinha aqueles estranhos pedais 'de cambalhota' que em vez de encostarem ao chão do carro quando os pisávamos, rodavam para cima.

Naquela altura, princípio dos anos 70, já não era o carro que nos seduzia pois faltava-lhe genica, gastava muita gasolina e era complicado de guiar comparado com os modelos de tração à frente que iam aparecendo: Morris Mini, Fiat 127, Renault 5, etc.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)