Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Não queremos sair do Euro

  • 333

Cinco histórias, cinco testemunhas da passagem de Portugal pelos anteriores campeonatos da Europa (artigo original publicado na revista do Expresso de 2 de junho de 2012, por ocasião do anterior Europeu de futebol)

d.r.

Euro 1984. Camisola vermelha e calção verde, combinação cromática duvidosa mas intemporal. Os Patrícios, assim se chamaram eles, chegaram à França para o primeiro Europeu. Muitos deles com o bigode que tinham deixado crescer na revolução de abril - o maior dos bigodes era o de Chalana, por sinal um dos mais pequenos futebolistas da prova. Pequeno e enorme.

O "Pequeno Genial", desfraldado, de passada pequenina e rendilhada, era um ver se te avias para os adversários, que ficaram a conhecer o seu nome. E o de outros, que quase eliminaram a futura campeã, a França. Para a história, fica o balneário partido e a incontinência verbal daqueles que se julgavam injustiçados.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)