Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Vamos a contas: Hillary Clinton já é a candidata democrata

  • 333

A CAMINHO DA CASA BRANCA. Hillary Clinton durante uma paragem de campanha em Lynwood, na Califórnia, nesta segunda-feira

reuters

O anúncio foi feito esta madrugada por jornalistas que foram entrevistar ‘superdelegados’ e fizeram contas

Luís M. Faria

Jornalista

Hillary Clinton é a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos. A notícia só devia ter sido dada na noite desta terça-feira, quando fechassem as urnas nas primárias de New Jersey e da Califórnia, mas foi antecipada.

Esta segunda-feira, jornalistas foram falar com os chamados superdelegados (os delegados que não são eleitos pelos votantes comuns mas escolhidos entre as estruturas do partido, e que também votam na convenção onde se escolhe o candidato) e concluíram que, somando o número deles que são apoiantes de Hillary ao número de delegados que a candidata já conseguiu eleger diretamente nas sucessivas primárias, ela já atingiu o 'total mágico' de 2383, necessário para garantir a nomeação democrata.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)