Siga-nos

Perfil

Expresso

Diário

Portugal só investe um milhão a mais no primeiro trimestre de 2016

  • 333

CONFIANTE. É preciso paciência, diz Mário Centeno sobre o crescimento do PIB

Marcos Borga

Entre o último trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2016, o aumento do investimento foi de apenas um milhão de euros, revelam as contas nacionais divulgadas esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística

É o primeiro motor da economia portuguesa a dar de si e a pôr em causa o cenário macroeconómico em que assenta toda a estratégia orçamental do Governo para 2016. Nos primeiros três meses deste ano, o investimento na economia portuguesa só aumentou um milhão de euros face ao último trimestre de 2015, ou seja, de 6939 para 6940 milhões de euros segundo os dados encadeados em volume hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta estagnação transforma-se em queda quando se passam a comparar os números, não com o último trimestre (variação em cadeia), mas com idêntico trimestre do ano anterior (variação homóloga). De facto, neste primeiro trimestre de 2016 o investimento não foi capaz de segurar a tendência de recuperação que já durava há dez trimestres consecutivos e voltou a cair pela primeira vez desde meados de 2013.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)